O governo federal anunciou um investimento superior a R$ 5 bilhões para concluir a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas (MS). A fábrica começou a ser construída em 2011, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, mas está paralisada há 12 anos.
Segundo o governo, a obra já havia alcançado cerca de 80% de execução antes de ser interrompida, em 2014. Na época, a Petrobras suspendeu os trabalhos em meio à crise financeira da estatal e ao avanço das investigações da Operação Lava Jato.
Governo Lula aposta na retomada da fábrica
O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia em Mato Grosso do Sul. A expectativa de Lula é concluir a unidade, voltada à produção de fertilizantes nitrogenados, considerados estratégicos para reduzir a dependência de importações.
A retomada da obra faz parte da estratégia do governo de reativar grandes empreendimentos que ficaram inacabados nos últimos anos. O investimento anunciado supera R$ 5 bilhões e será destinado à conclusão da fábrica.
O projeto volta a avançar depois de mais de uma década de paralisação. A decisão também recoloca em pauta os custos de grandes obras interrompidas e o volume de recursos públicos necessário para finalizar empreendimentos iniciados em gestões anteriores.





